Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Quem Somos





A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola e a entidade gestora da Marca Wines of Portugal. Tem como objecto a promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência através da valorização da marca Wines of Portugal.

Fundada em 1997 enquanto associação privada sem fins lucrativos, agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

Através da ViniPortugal, a marca Wines of Portugal está presente de forma consistente em 4 continentes e 11 mercados estratégicos. Com um investimento anual de perto de 7 milhões de euros são realizadas mais de 100 acções anuais de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo cerca de 350 agentes económicos nacionais.

15 ANOS A PROMOVER OS VINHOS PORTUGUESES


Direcção

Direcção da ViniPortugal, que viu renovado o seu mandato para o triénio 2014-2017 na Assembleia Geral de 28 de Abril de 2014,  é composta por três membros:

Jorge Monteiro, Presidente, João Roquete, Vice-Presidente, em representação do Comércio e Luis Pato, Vice-Presidente em representação da Produção.





PERFIL DO PRESIDENTE



Jorge Monteiro

Jorge Monteiro,  Engenheiro Eletrotécnico pela Universidade do Porto, complementada por diversas pós graduações na área da Gestão.

Exerceu funções na Renault Portuguesa, e na Philips Portuguesa.

Foi Gestor de Participações na SPR, Sociedade Capital de Risco, SA

Foi Director-Geral do Business and Innovation Centre do Porto e Director Executivo da APGEI, Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial

Exerceu o cargo de Vice-Presidente da CCRN, Comissão de Coordenação Regional do Norte, acumulando com a gestão do PRODOURO, Programa de Desenvolvimento do Douro.

Entra no mundo dos vinhos em 1999, quando assume a Direcção do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVP/IVDP).

Assume a presidência da ViniPortugal em Abril de 2011.

 




PERFIL DOS VICE-PRESIDENTES




João Roquette



Desde 2005 que exerce funções na empresa fundada pelo seu Pai, José Roquette, em 1973, tendo promovido um plano estratégico de 5 anos, propondo uma visão e um novo projecto para a empresa. Em 2007 assumiu as funções de Administrador Delegado.

Acumula a liderança executiva do Grupo Esporão com as funções de Administrador da distribuidora PrimeDrinks, Vice-Presidente da Viniportugal, Director da  ACIBEV e membro do Conselho Geral da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

Luís Pato



Viticultor há 30 anos, Luis Pato herdou o legado do pai João Pato, o primeiro produtor/engarrafador na região da Bairrada depois da sua demarcação. Em 1980 Luis Pato produziu o seu primeiro vinho e em 1985 encetou duas revoluções na Bairrada: fez vinho tinto de uvas desengaçadas e estagiou vinho em pipas novas de carvalho francês. Em 1988 produziu o primeiro Vinhas Velhas do país.

Tem ainda desenvolvido um percurso de 28 anos dedicado ao trabalho de promoção em mais de 25 mercados mundiais.

Exerce funções de provador na IWC, na Mondial du Vin e em diversos concursos nacionais.