Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2016

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2016

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Quem Somos

 

A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola, reconhecida por Despacho do Ministério da Agricultura, sendo também a entidade gestora da Marca Wines of Portugal. A sua Missão é a promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência valorizando a marca Wines of Portugal.

Fundada em 1997 enquanto associação privada sem fins lucrativos, agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

Através da ViniPortugal, a marca Wines of Portugal está presente de forma consistente em 4 continentes e 14 mercados estratégicos. Com um investimento anual de perto de 7 milhões de euros são realizadas mais de 100 acções anuais de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo mais de 370 agentes económicos nacionais.

 

20 ANOS A PROMOVER OS VINHOS PORTUGUESES

 


Direcção

A Direcção da ViniPortugal, eleita em Março de 2017, para o triénio 2017/2020, é composta por três membros, Jorge Monteiro, Jorge Basto Gonçalves e Martim Guedes. 

 

PERFIL DO PRESIDENTE

 

Jorge Monteiro

Jorge Monteiro, que anteriormente exercera o cargo de Presidente do Instituto do Vinho do Porto, hoje Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, entre 1999 e 2008, assume a presidência da ViniPortugal em Abril de 2011, iniciando assim o 3º mandato à frente da Associação.  

 

PERFIL DOS VICE-PRESIDENTES

Jorge Basto Gonçalves – em representação da Produção

Advogado. Director da Adega Cooperativa de Amarante, CRL desde 1984, foi presidente da Vercoope – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes, UCRL entre 1991 e 2012, vogal da Comissão Executiva e membro do Conselho Geral da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Presidente do CA da Fenadegas – Federação Nacional das Adegas Cooperativas, FCRL e Vice-Presidente do CA da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL.

Martim Guedes – em representação do Comércio
Formado em gestão financeira, iniciou o seu percurso profissional na banca de investimento. Em 2007 juntou-se à empresa da família – a Aveleda. Tendo passado por diversas áreas da empresa, assume desde 2013, em conjunto com o seu primo António Guedes, a liderança da empresa. A Aveleda, originalmente ligada ao vinho verde, onde é líder de mercado, está hoje também presente nas regiões do Douro e Bairrada.

INSTRUMENTOS DE GESTÃO

A VINIPORTUGAL rege-se pelos seguintes instrumentos de gestão:

  • O Plano Estratégico Institucional, que abrange um período de 3 anos, estando em vigor o Plano para o triénio 2015/2017.
  • O Plano de Marketing e Promoção da Marca Vinhos de Portugal, que igualmente abrange um período de 3 anos, cobrindo a actual versão o mesmo período.
  • O Plano Operacional Anual composto pelo Plano de Actividades, Plano de Marketing e Orçamento.

 

ESTATUTOS - JULHO 2015

PDF, 604,54 KB

Organigrama 2017

PDF, 205,40 KB