Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2016

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2016

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

Concurso Vinhos de Portugal 2015 distingue os melhores vinhos do ano

Press Release ViniPortugal  - Portugal 16-05-2015

O vinho Herdade do Esporão Verdelho 2014 foi considerado o Melhor Vinho de Portugal 2015.

Alentejo e Douro foram eleitos os melhores do ano no Concurso Vinhos de Portugal, tendo arrecadado 5 medalhas de Grande Ouro. O Dão destacou-se em terceiro lugar com 3 medalhas de Grande Ouro. O concurso foi organizado pela ViniPortugal, em parceria com o CNEMA, o IVV, o IVBAM, IVDP, IVV, ANDOVI e a Revista de Vinhos. No jantar de entrega de prémios realizado hoje, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, foram distinguidos 303 vinhos com 22 Grandes Ouros, 46 Ouro e 239 Prata.

A categoria Melhores do Ano distinguiu o vinho Herdade do Esporão Verdelho 2014 como o Melhor Vinho de Portugal 2015 e o melhor Vinho Varietal, Ataíde Costa Martins Semedo Unip. Lda como Melhor Vinho Espumante, Bacalhôa Moscatel Roxo Superior como Melhor Vinho Licoroso.

Os 1156 vinhos em concurso foram avaliados por 22 especialistas internacionais, provenientes de oito países diferentes. São personalidades de vários quadrantes, com diferentes sensibilidades, que emprestam ao concurso múltiplas perspectivas e uma abrangência universal. O Grande Júri, liderado por Luis Manuel Ramos Lopes, da Revista de Vinhos, contou com a participação de Dirceu Junior, do Brasil, Evan Goldstein, dos EUA, Madeleine Stenwreth, da Suécia, e Bento Amaral, responsável pela Direção Técnica do IVDP. O Grande Júri elegeu os Grande Ouros, tomando como amostra os Ouros seleccionados pelos jurados, nas primeiras sessões.


Dos vinhos avaliados, 60% obtiveram nota que lhes permitia obter uma medalha embora o Regulamento limita a 25% as medalhas a atribuir. De realçar também que pelas elevadas notas obtidas não foram atribuídas medalhas de bronze, ficando-se pelas medalhas de Prata.