Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

Manual Técnico de Vinho? aposta na formação e incentiva bom serviço de futuros profissionais de turismo

Press Release ViniPortugal  - Portugal 10-02-2015

Apreciadores e futuros profissionais de turismo são o público-alvo do “Manual Técnico de Vinhos”, que foi lançado hoje pelo Turismo de Portugal, em parceria com a ViniPortugal, na Sala de Provas dos Vinhos de Portugal no Terreiro do Paço.  

Participaram no evento Luís Lima, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, João Covêlo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Paulo Pechorro, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e Luciano Rosa, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Elaborado por formadores das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, o Manual é considerado de interesse geral para apreciadores e contém informação técnica e prática sobre a produção e apresentação dos vinhos, apoiando a formação dos futuros profissionais do turismo em áreas como:

  • Técnicas de tratamento de vinho
  • Processos de vinificação
  • Constituintes do vinho
  • Técnicas de organização de garrafas nos estabelecimentos hoteleiros
  • Importância das videiras e suas castas


O “Manual Técnico de Vinhos” que contou com a preciosa colaboração do enólogo Carlos Freire Correia e com a colaboração técnica da ViniPortugal, através da enóloga Marta Galamba, estará à venda nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal e na respectiva sede. O custo é de 10€ para a comunidade escolar (formadores e alunos) e de 15€ para o restante público.

João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, destaca que “O “Manual Técnico de Vinhos” irá, por certo, complementar a formação de elevada qualidade que já é ministrada nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, com uma aposta mais forte no conhecimento técnico e prático dos vinhos portugueses, factor cada vez mais importante na valorização do serviço associado ao turismo.”

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, acrescenta “Acreditamos que o bom serviço de vinho é um forte aliado para promover o melhor consumo de vinho. Os Vinhos de Portugal conseguiram assegurar uma elevada consistência da qualidade. Impõe-se porém continuar a trabalhar no maior conhecimento e reconhecimento por parte do consumidor que podem ser impulsionados pelo bom serviço associado a um correcto aconselhamento.”