Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

VINIPORTUGAL APOSTA NO GOLFE FEMININO EUROPEU

Press Release ViniPortugal  - Portugal 16-09-2014

A ViniPortugal, em parceria com a Golf Stream, criou um novo produto, baptizado de “Wine-Sun-Golf”, lançado com sucesso em dois dos principais torneios do Ladies European Tour (LET), a primeira divisão do golfe profissional feminino europeu.


«Esta iniciativa original decorreu da melhor maneira pois baseou-se no conceito de apresentar um Portugal de excelência. Juntámos sob a mesma sigla, “Wine-Sun-Golf”, uma parte importante da nossa oferta», começou por explicar António Carmona Santos, director da Golf Stream.


«O facto de termos conseguido esta parceria com a ViniPortugal (Wines of Portugal), permitiu-nos promover todo o nosso território, incluindo as ilhas. Pudemos informar os inúmeros visitantes do que de melhor consideramos ter, tanto em termos de golfe e paisagem, como de produtos excepcionais como o vinho e história das diferentes regiões», acrescentou o promotor dos mais importantes torneios de golfe feminino portugueses, designadamente, a joia da coroa nacional, o Açores Ladies Open.


Segundo o empresário português, antigo organizador dos Opens de Portugal e da Madeira, a estratégia seguida nos dois torneios do LET foi simples: «O vinho foi um óptimo atractivo para nos visitarem e, a partir daí, a conversa fluía para o golfe, o sol, a gastronomia, etc.».


O vinho, o sol e o golfe surgiram, assim, como produtos complementares, a serem promovidos em “pacote turístico” aos numerosos espectadores do ISPS Handa Ladies European Masters e do Ladies German Open presented by Marriott.


O primeiro foi um torneio de meio milhão de euros em prémios monetários, disputado no Buckinghamshire Golf Club, em Denham, em Inglaterra, tendo atraído cerca de 30 mil visitantes. Venceu a sul-coreana I.K. Kim.


O segundo foi um evento de 250 mil euros de “prize-money”, realizado no Worthsee Golf Club, na Alemanha, tendo coroado como campeã a escocesa Kylie Walker. Calcula-se uma afluência superior a 18 mil espectadores.


A Golf Stream enviou para cada um destes torneios uma equipa de quatro delegados, que geriram “stands” de 5X4 ou 5X5 metros, portanto, com boa visibilidade na área comercial dos eventos, a que mais público atrai.


A decoração dos “stands” teve como base linhas simples e discretas, apostando em fortes imagens dos campos de golfe portugueses seleccionados pela Golf Stream e também de regiões vitivinícolas de Portugal.


Os “stands” salientavam-se ainda pelos diferentes espaços, destinados a criar zonas propícias à degustação de vinhos e ao atendimento personalizado dos visitantes.
Em ambos os torneios, os “stands”, criativos e apelativos foram visitados por muitos espectadores apaixonados por Portugal, nomeadamente pelo Algarve, mas igualmente curiosos pelo restante território, Norte (Douro e Minho), Centro, Madeira e Açores.


A maioria provou com agrado os vinhos lusos. «You brought the sun from Portugal» foi uma frase muito proferida, mostrando que o sol é um produto reconhecido internacionalmente de Portugal e a verdade é que o sol acompanhou a delegação portuguesa durante os quatro dias de cada um dos eventos.


Esta acção específica de levar o “Wine-Sun-Golf” a Inglaterra e Alemanha não foi uma iniciativa isolada. Pelo contrário, enquadrou-se numa linha iniciada no ano passado, quando a ViniPortugal, através da sua marca de “Wines of Portugal”, se tornou parceira do LET, levando os vinhos portugueses a assumir o estatuto de Vinho Oficial do LET, viajando a torneios deste circuito, na época de 2013, a França, Inglaterra, China e Suécia.


Em Portugal, o momento mais visível da campanha deu-se quando algumas das estrelas do golfe feminino europeu, como a sueca Daniela Holmqvist, a francesa Marion Ricordeau e a inglesa Holly Aitchinson vieram, em maio de 2013, ao nosso país ensinar a jogar golfe, aprender mais sobre vinhos e confraternizar com as enólogas Martta Reis Simões, Sandra Tavares Silva e Susana Esteban. Na altura, foi uma ação bastante mediatizada.


Mais recentemente, há poucos meses, o golfista profissional português Gonçalo Pinto começou a jogar no Challenge Tour, a segunda divisão do golfe profissional europeu masculino, com o patrocínio da “Wines of Portugal” na manga esquerda.


Recorde-se que, em 2012, Gonçalo Pinto foi o único jogador na história do golfe luso, a vencer no mesmo ano os Campeonatos Nacionais de Amadores (organizado pela Federação Portuguesa de Golfe) e de Profissionais (promovido pela PGA de Portugal).