Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental associadas à viticultura em debate

Press Release ViniPortugal  - Portugal 28-10-2013

Preservar o património genético da videira e valorizar as questões associadas à biodiversidade e à sustentabilidade são os temas centrais do debate organizado pela ViniPortugal e a AVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense -, que pretende envolver produtores de vinho, o sector e o público em geral, nos dias 4 e 5 de Novembro, no Porto e em Lisboa. 

 

Sob o mote “Biodiversidade em Viticultura: Sustentabilidade Ambiental, valor acrescentado para o Vinha e para o Vinho”, o seminário será realizado a partir das 14h, no dia 4 de Novembro, na Casa de Serralves, do Museu de Serralves, no Porto, e no dia 5 de Novembro, no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com acesso livre. Antero Martins, Claire Villemant, Joel Rochard, Laura Torres e Ryan Opaz são alguns dos oradores deste seminário. 

 

A Biodiversidade e os Serviços do Ecossistema têm conquistado uma importância crescente no sector vitivinícola, que se tem empenhado cada vez mais na preservação dos seus recursos naturais e da sua paisagem. Assumindo, neste âmbito, particular destaque a preservação do património genético da videira, pela sua importância em vários aspectos, nomeadamente o das alterações climáticas, e a valorização de paisagens vitícolas mais diversas.

 

A sustentabilidade ambiental tem constituído uma preocupação crescente na vitivinicultura tendo em vista a promoção de práticas ecológicas com importância reconhecida, tanto para a viticultura (limitação natural de pragas, prevenção de fenómenos de erosão, sequestro de carbono) como para a sociedade em geral (regulação dos ciclos hidrológicos, conservação de espécies emblemáticas e turismo).

 

A preservação do património genético deve ser um factor prioritário para o sector, dado que a utilização de castas portuguesas imprime ao vinho português um caracter único e diferenciador muito reconhecido e valorizado internacionalmente. Devendo ser também relevante promover o conhecimento do consumidor sobre essa diversidade.

 

Programa

14h00 – Recepção dos convidados

14h30 – Sessão de abertura
Moderador: Jornalista Fernando Melo

14h50 - Biodiversidade e serviços ecossistémicos: o projecto EcoVitis: Prof.ª Laura Torres - CITAB/UTAD

15h10 - Os parasitóides da traça da uva: visão global sobre a sua diversidade e biologia: Dra. Claire Villemant - Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris, França

15h30 - Da paisagem à biodiversidade: uma gestão sustentável dos territórios vitícolas: Dr. Joel Rochard - Institut Français de la Vigne et du Vin - França

15h50 - Diversidade das videiras autóctones portuguesas: valor natural, valor cultural e valor económico: Prof. Antero Martins, Prof. Jubilado do ISA / PORVID

16h10 – Debate

16h30 - Coffee break

16h50 - A percepção da diversidade das castas portuguesas- uma visão global: Dr. Ryan Opaz - Blogger de vinhos

17h10 - Biodiversidade – caso particular das empresas:

• Duorum Vinhos , S.A. – Eng. José Maria Soares Franco (4 Nov, Porto )

• Aveleda S.A. – Eng. Maria José Machado (4 Nov, Porto)

• Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro – Eng. Rui Soares (5 Nov, Lisboa)

• José Maria da Fonseca – Eng. Domingos Soares Franco (5 Nov, Lisboa)

17h50 - Debate

18h10 – Sessão de encerramento

18h30 – Porto de Honra


Consulte o programa em formato digital e faça a sua inscrição aqui


Mais Informações no sítio da
ADVID ou através do e-mail: marta.galamba@viniportugal.pt