Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2016

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2016

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

CONCURSO VINHOS DE PORTUGAL COM MAIS DE 1000 VINHOS EM PROVA

Press Release ViniPortugal  - Portugal 09-05-2013


O Concurso Vinhos de Portugal que será terá início na próxima segunda-feira, dia 13 de Maio, no CNEMA em Santarém, reunirá em prova mais de 1000 vinhos das várias regiões vinícolas portuguesas, demonstrativos da qualidade e da diversidade da produção nacional. Um número que atingiu as expectativas da ViniPortugal, entidade responsável pela organização do Concurso, que eram bastante elevadas. A prova decorrerá durante uma semana e incluirá um programa de acções paralelas, com três Master Classes e duas visitas a regiões menos conhecidas.    

 

No âmbito da parceria estabelecida entre a ViniPortugal, ANDOVI, CNEMA, IVBAM, IVDP, IVV e Revista de Vinhos, o Concurso Vinhos de Portugal apresenta um formato moderno, representando uma aposta na promoção e valorização dos vinhos portugueses, não só no mercado doméstico, no qual o concurso tinha já um indiscutível impacto, mas sobretudo no mercado internacional, proporcionando que um largo espectro de vinhos portugueses possa ser apreciado por um prestigiado painel de prova internacional.

 

O Grande Júri será constituído por cinco elementos, todos de elevada reputação internacional. Caberá a Luís Lopes a coordenação do Grande Jurí e a João Pires a Direcção Técnica do Concurso Vinhos de Portugal. O restante painel do júri será composto por 32 jurados internacionais: cinco alemães, quatro brasileiros, quatro britânicos, um canadiano, quatro espanhóis, um francês, um japonês, cinco norte-americanos e sete sommeliers suecos. 

 

Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, “Hoje os vinhos portugueses reúnem todas as condições para se submeterem a um grande escrutínio internacional por especialistas e críticos de opinião dos mercados estratégicos da marca WoP. Convidá-los a participar como jurados do Concurso Vinhos de Portugal, proporcionando-lhes provar não alguns mas sim centenas de bons vinhos constituiu uma oportunidade única. Provar, avaliar, deixar que se envolvam pelo carácter distintivo e diferente dos nossos vinhos, para que levem para o seu país excelentes memórias que os transformem em mensageiros e prescritores dos nossos vinhos nos seus países está nos nossos objectivos.”

 

“Estamos a aproximar-nos de um momento único, pois nunca até agora tantos vinhos portugueses estiveram em concurso expostos a um tão vasto leque de jurados com um caracter fortemente internacional e esta é a força que queremos transmitir dos nossos vinhos. Portugal é sem dúvida um excelente produtor de vinhos com muita qualidade e são muitos os produtores que contribuem para esta excelência.” acrescenta o mesmo responsável. 

 

A par da integração de um painel internacional de jurados, a edição deste ano apresenta ainda um factor muito atractivo para os vinhos portugueses oferecendo um passaporte aos vinhos premiados para a participação em acções internacionais da ViniPortugal em mercados chave. Estes vinhos beneficiarão da preferência nomeadamente em city tastings e seminários dirigidos a públicos-alvo referência, como líderes de opinião, distribuidores, entre outros.

 

A incorporação de um programa de acções paralelas no Concurso Vinhos de Portugal é outra das novidades. Em parceria com a Revista de Vinhos, a organização do Concurso está a criar um conjunto de iniciativas com o objectivo de apresentar aos jurados internacionais as especificidades dos vinhos portugueses e das suas regiões. Assim, serão promovidos três Master Classes, um sobre os Alvarinhos, outro sobre a Touriga Nacional e um terceiro sobre Vinhos com idade. Serão ainda realizadas duas visitas a regiões menos conhecidas: a Vidigueira no Alentejo e as Encostas da Serra da Estrela, no Dão.

 

 

Anexo lista dos membros do Grande Júri e do Júri

Grande Júri:

Da Alemanha: David Schwarzwalder

Do Brasil: Jorge Carrara

Do Canadá: Tom Firth

Dos EUA: Mary Ewing Mulligan

 

Júri:

Da Alemanha: Axel Probst, Bernd Kreis, Chris Brissac, Stephanie Döring e Yvonne Heisterman

Do Brasil: Christian Burgos, Didu Russo, Marcelo Copelo e Suzana Barelli

Do Canadá: Danielle Dupont

De Espanha: José Ramon Garcia, Luz Divina, Miguel Angel Martin Jorda e Pedro Ballasteros Torres

Dos EUA: Brenda Maitland, Joe Roberts, Michael Shaefer,  Ryan Opaz e Tim McNally

De França: George dos Santos

Do Japão: Iroshi Ishida

Do Reino Unido: Jo Ahearne MW, Natasha Hughes, Sarah Amed e Vitor Amaro

Da Suécia: 7 sommeliers