Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

Douro e Porto eleitos Village of the year

Premios e Rankings  - Portugal 21-12-2012

O maior clube de vinhos do mundo, o sueco Munskänkarna, elegeu o Porto e o Douro como a Village of the Year de 2012. A distinção será entregue no dia 6 de Fevereiro, pelas 18h, nas instalações do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto - IVDP, no Porto.
A ViniPortugal e o IVDP associam-se a esta iniciativa que pretende promover os vinhos do Douro e do Porto, e os vinhos portugueses, não só no mercado sueco como nas várias secções da associação, junto dos mais de 24.000 membros e de consumidores de vinho, meios de comunicação social e importadores e distribuidores.

Para Manuel Novaes Cabral, presidente do IVDP, "é com muito orgulho que o Porto e Douro recebem esta distinção que enaltece os vinhos portugueses, promove a mais antiga região vinícola do mundo, que tem sido reconhecida pela crítica internacional, e a cidade que empresta o seu nome ao vinho do Porto. Esta designação constitui, em simultâneo, uma boa oportunidade para projectar os vinhos do Porto e do Douro em mercados internacionais, em particular no mercado sueco, numa altura em que a crescente orientação para o exterior se afirma a melhor estratégia a seguir pelos produtores nacionais".

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que "o crescimento de 7,5% do vinho português no mercado sueco, até Setembro de 2012, confirma que os produtores nacionais têm sabido aproveitar as oportunidades que lhes têm sido proporcionadas nos mercados nórdicos. Em 2013 a ViniPortugal investirá 200 mil euros neste mercado, pois, não obstante as restrições dos monopólios no retalho, administrados pelo Estado, existe potencial de crescimento e fortalecimento da presença dos vinhos portugueses". 

Após a cerimónia de entrega da distinção, no dia 6 de Fevereiro, os membros da direcção da Munskänkarna permanecerão em Portugal para acompanhar o primeiro dia do Essência do Vinho, onde terão possibilidade de degustar vários vinhos portugueses e contactar com produtores, e no dia 8 de Fevereiro partirão para uma viagem de dois dias pela região do Douro, onde terão oportunidade de visitar várias quintas produtoras de vinho do Douro e do Porto. 

Ao longo de 2013 a associação incentivará os seus membros a viajarem pelo Porto e Douro e a aprofundarem o conhecimento sobre os vinhos destas regiões. Em colaboração com a ViniPortugal e com o IVDP, será disponibilizada informação das regiões no site Munskänkarnas, onde serão sugeridos hotéis, restaurantes, adegas para visitas, entre outra informação, designadamente sobre enoturismo. Operadores turísticos garantirão a organização de um número de viagens de grupo pela região.

Sobre o clube de vinhos Munskänkarna: 

Munskänkarna é o maior clube de vinhos do mundo sem fins lucrativos. Foi fundado em 1958, na Suécia, e conta com 24 000 membros. A educação é um dos pilares estratégicos da associação, que organiza provas regulares e cursos em mais de 150 delegações, tanto na Suécia como no exterior, com o objectivo de disseminar conhecimento sobre o vinho, abordando diferentes temáticas, dirigindo-se a públicos com diferentes níveis de competências.

Todos os anos a associação Munskänkarna nomeia uma cidade ou uma área como "The Wine village of the Year".