Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2016

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2016

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

Munskänkarna distinguiu Douro e Porto como Wine Village of the year

Premios e Rankings  - Portugal 21-12-2012

O Porto e o Douro são em 2013 a Wine Village of the Year, uma distinção entregue na quarta-feira pela direcção do Munskänkarna, que promove os vinhos do Porto e do Douro no mercado sueco e finlandês, junto dos seus mais de 24.000 associados. A cerimónia decorreu nas instalações do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto - IVDP, no Porto.
Para Ylva Sundkvist (ao centro na foto), a Chairman do Munskänkarna,"o clube considerou que estava na altura de homenagear os vinhos do Porto e do Douro, pois os membros já há muito que reconheciam a qualidade dos vinhos destas regiões. Ao atribuir esta distinção, o Munskänkarna espera impulsionar o interesse de todos os seus membros nos vinhos do Douro e do Porto, incentivar a degustação, assim como fomentar formações sobre estas duas regiões, contando com a presença e a participação de produtores portugueses nos mercados sueco e finlandês. Esta é, sem dúvida, uma relação win win, que pela primeira vez distingue os vinhos de Portugal".

No seu discurso, Jorge Monteiro (à esquerda na foto), presidente da ViniPortugal salientou que “este projecto nasce da concertação e da relação sã e profícua que resultou do convite lançado pela ViniPortugal e que foi aceite pelo IVDP, em prol da promoção externa dos vinhos portugueses, o que muito nos agradou. O Munskänkarna fez, na nossa opinião uma escolha muito acertada, pois os vinhos portugueses oferecem qualidade, grande variedade e terroir. Portugal possui 250 variedades autóctones, que não se encontram em mais nenhum lugar do mundo e o Douro é uma montra de terroirs. Os produtores têm conseguido manter uma qualidade constante nos seus vinhos, muito apreciada pelos mercados internacionais.”

Para Manuel de Novaes Cabral (à direita na foto), presidente do IVDP e anfitrião da cerimónia, este prémio é "mais uma evidência da notoriedade que os vinhos com Denominação de Origem desta região têm vindo a conseguir sendo também um sinal de vitalidade da própria região que, à excelência dos vinhos, alia hoje propostas turísticas sustentadas. A presença do “board” deste clube na cidade do Porto assim como todas as atividades que teremos a oportunidade de desenvolver ao longo do ano enquadram-se perfeitamente na estratégia de comunicação que o IVDP aprovou para 2013, no sentido de reforçar a formação, a educação e a pedagogia dos vinhos do Porto e do Douro a nível mundial. Esta iniciativa, mais do que útil, é estratégica para o reforço da notoriedade e conhecimento dos vinhos do Porto, do Douro e consequentemente, dos vinhos portugueses".

Após a cerimónia de entrega da distinção, os membros da direcção da Munskänkarna permanecerão em Portugal para acompanhar o primeiro dia do Essência do Vinho, onde terão possibilidade de degustar vários vinhos portugueses e contactar com produtores, e no dia 08 de Fevereiro partirão para uma viagem de dois dias pela região do Douro, onde terão oportunidade de visitar várias quintas produtoras de vinho do Douro e do Porto.

Ao longo de 2013 a associação incentivará os seus membros a viajarem pelo Porto e Douro e a aprofundarem o conhecimento sobre os vinhos destas regiões. Em colaboração com a ViniPortugal e com o IVDP, será disponibilizada informação das regiões no site Munskänkarnas, onde serão sugeridos hotéis, restaurantes, adegas para visitas, entre outra informação, designadamente sobre enoturismo. Operadores turísticos garantirão a organização de um número de viagens de grupo pela região.