Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

Ministro da Agricultura na apresentação do 2º Livro Vinhos com Arte de Serrão de Faria

Press Release ViniPortugal  - Portugal 08-02-2016

Capoula dos Santos, Ministro da Agricultura, vai estar presente no lançamento do 2º livro “Vinhos com Arte” do prestigiado pintor Serão da Faria, apoiado pela ViniPortugal e Instituto da Vinha e do Vinho, com 51 aguarelas das castas tradicionais portuguesas. O Ministro da Agricultura, Luis Capoulas dos Santos, marcará presença nesta sessão acompanhado pelo presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão, e pelo presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro. A apresentação terá inicio na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, às 18h, na Sala Ogival de Lisboa, no Terreiro do Paço.

 

«As 51 aguarelas das tradicionais portuguesas são de extrema relevância para o sector pois ilustram o magnífico património nacional e um dos fatores mais diferenciadores dos Vinhos de Portugal, tão apreciados internacionalmente pela sua diversidade e autenticidade. O pintor Serrão de Faria nesta obra ilustrou de forma notável a viticultura nacional transformando a obra “Vinhos com Arte” numa magnífica enciclopédia do melhor de Portugal».

 

O 2º livro “Vinho com Arte” apresenta 50 aguarelas de grande beleza e rigor técnico, representando as 50 principais castas portuguesas, reproduzidas numa edição limitada de 300 exemplares de cada. Uma obra à qual o pintor Serrão de Faria dedicou a maior parte do seu tempo, a partir de 2012, investindo num novo desafio, pintando quintas e paisagens das várias regiões vitivinícolas portuguesas. A obra ficou concluída em 2015 e representa um forte marco no percurso do autor. 

 

Sobre o pintor Serrão de Faria:

Serrão de Faria é considerado o pintor da tradição portuguesa. Nasceu a 21 de Fevereiro de 1937, em Azinhaga do Ribatejo, e ficou conhecido pelo seu trabalho artístico, como pintor do campo ribatejano, suas gentes e suas tradições. É um dos melhores retratistas equestres internacionais, com 18 livros publicados e mais de 200 exposições realizadas, das quais se destaca uma coletiva na Noruega, em 1987, com os mais importantes pintores daquele país, Serrão de Faria continua a abraçar novos projetos com o mesmo entusiasmo e entrega de sempre.

 

O mestre Serrão de Faria já tinha uma larga experiência com trabalhos de múltiplos de arte originais, em gravura e serigrafia e, ao experimentar a nova técnica, ainda sem tradução, denominada “Fine Art print”, de excepcional qualidade e fidelidade cromática, tem vindo a dedicar o seu talento à preparação de outras séries limitadas de originais, dirigidas aos sectores equestre e taurino, sendo estas as suas mais recentes apostas. Ainda em 2015, produziu um conjunto de desenhos e aguarelas, tendo como tema a Escola Portuguesa de Arte Equestre, destinados a uma colecção de série limitada, em “Fine Art print”, e à criação de uma gama de porcelanas de alta qualidade. Nesse mesmo ano, realiza um extenso trabalho sobre caça e fauna Ibérica, reproduzido em porcelana e edições limitadas de “Fine Art print”.