Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

FORUM ANUAL 2012

Fórum Anual dos "Vinhos de Portugal" Porto, Palácio da Bolsa, 28 de Novembro


O Fórum Vinhos de Portugal reuniu no Palácio da Bolsa entidades e produtores da fileira do vinho num dia dedicado à divulgação dos planos de promoção, análise do comportamento do mercado nacional, evolução das exportações, mas ainda ao debate de temas cruciais para o futuro da fileira como a sustentabilidade da fileira da vinha e do vinho, a agricultura sustentável e a biodiversidade.  

Em resultado de um esforço de concertação de estratégias de promoção externa, as CVRs, IVDP e ViniPortugal apresentaram à mesma mesa os planos de promoção para 2013. Para a promoção dos vinhos portugueses continuarão a ser investidos 7 milhões de euros e verbas equivalentes serão alocadas pelas Comissões de Viticultura e pelo IVDP, perfazendo um total de 15 milhões de euros.

Na sequência da apresentação de Francisco Mateus, do IVV, na qual foi traçada a evolução das exportações e a quebra do mercado português, Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal sustentou que "a queda de consumo de 5% no mercado nacional foi compensada com o crescimento das exportações no mercado internacional. São sinais positivos que confirmam a estratégia adequada, à qual é necessário dar continuidade".

Durante a tarde diversos especialistas participaram nos painéis de debate sobre produção biológica, preservação da biodiversidade e o impacto das alterações climáticas na fileira da vinha e do vinho. 

Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, «A conferência sobre sustentabilidade apresentou bons exemplos que gostaríamos que fossem adaptados à fileira do vinho, para que o vinho se possa tornar “amigo do ambiente” e se adapte às alterações climáticas nos próximos 20 ou 30 anos».

Programa

Manhâ



Tarde