Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2015

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2015

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2013

Fórum Anual dos Vinhos de Portugal no Hotel Palace da Curia, 28 de Novembro


O plano de promoção conjunta dos Vinhos de Portugal – da ViniPortugal e das entidades certificadoras foi divulgado no dia 28 de Novembro no Fórum Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal, na Curia.  Japão e Singapura são os dois novos mercados que passam a integrar o Plano de Promoção da ViniPortugal, concentrada até aqui em 10 mercados estratégicos. Por apresentarem diversas oportunidades para os vinhos portugueses concentrarão um investimento de cerca de 200 mil euros, num plano de formação e educação de profissionais, jornalistas especializados e canal Horeca.

 No painel da manhã do Fórum foram ainda expostas as oportunidades concorrenciais para os vinhos portugueses em mercados não tradicionais, como Marrocos, Colômbia, Rússia, entre outros. 

 Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal salienta que “A ViniPortugal gostaria de sensibilizar os produtores de vinho nacional para as múltiplas oportunidades que existem em mercados que não estão a ser trabalhados. Portugal têm-se especializado num relativo número de mercados mas existem outros mercados em África, onde existe procura e consumo de vinhos com qualidade ou na Ásia, onde há mercados com potencial interessante que deve ser trabalhado. Destaca-se o exemplo do Japão com mais de 16.000 escanções, especialistas que têm conhecimento sobre o vinho e conhecem a história de Portugal, mas onde o vinho português está ainda sub-representado.”

 «Existem mercados que podem ser abordados directamente pelos produtores, num trabalho minucioso e continuado. É o caso de Marrocos, pela proximidade e afinidade que tem com Portugal. Não tem a dimensão dos 10 mercados estratégicos mas importa 18 milhões de euros e Portugal pode tentar conquistar uma boa posição. A promoção continuará estratificada em “Marca País”, “Região” e “Marca Privada”, devendo permanecer a promoção Vinhos de Portugal concentrada nos 10 mercados estratégicos das exportações dos Vinhos de Portugal e nos dois novos mercados, mais distantes e por isso menos fáceis de trabalhar.» acrescenta o mesmo responsável.  

Programa e Apresentações

Manhã

9 horas: Recepção e Registo dos Participantes

9h 30m: Sessão de Abertura

10 horas: As Acções de Promoção da Marca Vinhos de Portugal em 2013 - Vídeo (VP)

A Importãncia da Informação de Mercado nas Estratégias de Exportação


10h 30m: O Sector Vitivinícola de Portugal em Números (IVV)

11 horas: A Posição Concorrencial dos Vinhos Portugueses em Mercados Não Tradicionais (VP)

11h 30m: A Taxa de Promoção e os Incentivos Financeiros à Promoção no Período 1997/2013: uma visão panorâmica (IVV)

11h 45m:  Intervalo para café

Os Planos de Promoção Colectiva 2014

Plano de Promoção Colectiva Geral (VP)

12h 15m: 1ª Sessão - EUA - Sala 1
               CVR Vinhos Verdes
               ViniPortugal
               CVR Alentejana
               CVR Tejo

13 horas: Almoço


Tarde

14h 15m: 2ª Sessão - Europa Ocidental + Europa de Leste - Sala 2
               Reino Unido (VP)
               Alemanha (VP)
               Rússia (CVR Tejo)
               Alemanha e Reino Unido ( CVR Vinhos Verdes)
               Suiça (CVR Alentejana)

15h 15m: 3ª Sessão - Ásia - Sala 1
              ViniPortugal
              China (CVR Tejo)
              China (CVR Península de Setúbal)

15h 45m: 4ª Sessão - Monopólios - Sala 2
              Canadá (ViniPortugal)
              Monopólios (CVR Vinhos Verdes)

16h 15m: 5ª Sessão - África - Sala 1
              CVR Lisboa
              Angola (ViniPortugal)
              Angola (CVR Península de Setúbal)

16h 45m: 6ª Sessão - Brasil - Sala 2
              CVR Alentejana
              CVR Tejo
              CVR Península de Setúbal
              CVR Vinhos Verdes

18 horas: Conclusões das Sessões de Trabalho e Encerramento do Fórum