Detalhes do evento

SOMMELIER DO ANO BRASIL - VINHOS DE PORTUGAL 2017 (BR17)

SOMMELIER DO ANO BRASIL - VINHOS DE PORTUGAL 2017 (BR17)

12/11/2017 a 17/11/2017 - Portugal
13 AEs Anfitrião
16/10/2017

Informação Geral

No cumprimento do Plano de Promoção 2017 e tendo como objetivo estabelecer relações de maior proximidade com os Sommeliers reforçando a educação e promoção dos Vinhos de Portugal, assim como o incentivo à listagem de vinhos portugueses no Brasil, a ViniPortugal irá organizar em Novembro o “SOMMELIER DO ANO - VINHOS DE PORTUGAL”. Este evento consiste em selecionar o melhor sommelier em Vinhos de Portugal, no mercado do Brasil, exclusivo a quem exerce esta função nos principais 4 restaurantes Paulistas e Rio, e 3 restaurantes noutros estados brasileiros.

A ação é dividida em 3 fases: 1 dia de formação em Portugal no âmbito da Academia Vinhos de Portugal, 1 tour de Norte a Sul de Portugal  e, por fim, uma competição final no Consulado em SP, onde um júri avaliará o sommelier do Ano dos Vinhos de Portugal. O prémio será de 4000 euros ao vencedor como formador dos Vinhos de Portugal (2 formações a 15 sommeliers cada).

Durante o tour, os sommeliers concorrentes deverão conhecer mais profundamente os Vinhos de Portugal as castas, regiões e singularidades. Estes conhecimentos serão posteriormente postos à prova durante a fase final da competição, em que cada concorrente deverá fazer uma pequena dissertação sobre as regiões visitadas e incluir vinhos provados durante tour, focando todos os aspectos apreendidos durante a viagem. O sommelier que apresentar a melhor dissertação ganha o concurso.

 

Detalhes da viagem a Portugal

A visita terá a duração de 5 dias úteis e será organizada da seguinte forma:

Total: 13 visitas a 13 projetos

dia 1: Master Class em Vinhos de Portugal  ; tarde visita ao AE anfitrião 1

dia 2: manhã visita ao AE Anfitrião 2 | visita ao anfitrião 3 tarde visita ao AE anfitrião 4 

dia 3: manhã visita ao AE Anfitrião 5 | visita ao anfitrião 6 tarde visita ao AE anfitrião 7 

dia 4: manhã visita ao AE Anfitrião 8 | visita ao anfitrião 9 tarde visita ao AE anfitrião 10

dia 5: manhã visita ao AE Anfitrião11 | visita ao anfitrião 12 tarde visita ao AE anfitrião 13

 

Contamos desde já com a sua presença!

 

Detalhes da viagem a Portugal:

Cada uma das visitas terá lugar na propriedade(*) de um AE Anfitrião, com a duração total de 3 horas divididas em 4 fases distintas:

  1. Visita à propriedade do AE Anfitrião, com apresentação individual do projecto;
  2. Apresentação Genérica do portfolio do AE Anfitrião (vinhos exclusivos para o canal Horeca)
  3. Prova de Charme (dado o elevado conhecimento de vinhos destes sommeliers, as elevadas capacidades técnicas e o posicionamento elevado dos restaurantes/hotéis de onde são oriundos é essencial a organização de uma prova de excelência capaz de os impressionar)
  4. Almoço/ jantar leve, a ser fornecido pelo AE Anfitrião para um máximo de cerca de 8/9 pessoas (convidados e Viniportugal) + AE Anfitrião (duração máximo de 1,5 horas).

 

(*) Em circunstâncias especiais, em que o número de AEs convidados inscritos seja reduzido ou havendo excesso de inscrições de AEs anfitriões, e na medida do possível e sempre que o percurso pelos AEs inscritos o permita, poderão ser realizadas visitas exclusivas de 2 ou 3 horas (caso inclua visita à propriedade e refeição) a um AE anfitrião (sem AEs convidados) ou, alternativamente, um AE anfitrião ser convidado a tomar conta de refeição da recepção dos convidados.