Saiba mais sobre a Estratégia da Marca Wines of Portugal
PORQUE É DE DIFERENÇA QUE SE TRATA, QUANDO SE FALA DE VINHOS PORTUGUESES
No período até 2030, a ViniPortugal vai continuar a apostar na transmissão da mensagem que os “Vinhos de Portugal” continuam genuínos e de forte carácter português.
Sendo fiéis a um património de mais de
250 castas autóctones, os vinhos portugueses são capazes de proporcionar uma experiência única, pelo
modo como tiram partido da diversidade de terroirs e castas portuguesas, quer pelas técnicas e pessoas
que os elaboram. Na sua diversidade, são versáteis e gastronómicos. Na sua qualidade rivalizam com os
melhores do mundo.
A marca “Wines of Portugal” continuará presente de forma consistente em 4 continentes e 14 mercados prioritários. Com um investimento para 2023 de 8.39 milhões de euros, serão realizadas 114 acções anuais de promoção dos vinhos portugueses, com participação directa dos produtores nacionais. Os EUA, Brasil, Canadá e China serão a maior aposta na promoção dos Vinhos Portugueses, com 51% do orçamento alocado a estes quatro países. Os eventos para profissionais e
embora perdendo peso nos mercados onde a distribuição é já alargada e/ou mercados com reconhecimento já por parte dos consumidores.
Hoje a reputação internacional dos vinhos Portugueses é inquestionável. As exportações de vinho português demonstram também este dinamismo do sector. Em 2023 as exportações de todos os tipos de vinho Portugueses decresceram 1,2%.
É reconhecido que há ainda muito a fazer para reforçar a notoriedade e o valor da marca Wines of Portugal, mas os resultados atestam que o sector está no bom caminho e que o futuro é promissor.
Mercados Estratégicos
milhões de investimento para a promoção dos Vinhos de Portugal em 2023
+114 acções de marketing desenvolvidas anualmente
A acção da ViniPortugal nos 14 mercados prioritários será sustentada através de implementação de um
conjunto de acções repartidas por 4 grandes rubricas – Eventos, Educação, Promoção e Comunicação e dividida por 2 grandes Eixos: Acções Colectivas, com a presença de produtores e Acções Genéricas, sem a presença directa dos produtores.
O conjunto de acções a implementar por mercado é definido de acordo com a fase de maturidade do mesmo para a Marca Wines of Portugal, medida em termos da apetência para o consumo, notoriedade e penetração do vinho Português.
De acordo com a fase de maturidade do mercado aplicar-se-á acções de mais “push” ou mais “pull” de acordo com a estratégia definida para cada mercado.
Conjunto de acções que visam aumentar o conhecimento sobre os Vinhos de Portugal para um máximo de 30 profissionais. Não requerem a deslocação dos produtores e podem decorrer no mercado ou em Portugal. Espera-se um retorno de médio e longo prazo.
Conjunto de meios que possibilitam a visibilidade e comunicação da marca
“Vinhos de Portugal”. Dando suporte à estratégia definida para cada mercado e deles espera-se um retorno de curto e médio prazo.
Conjuntos de acções de alto impacto para o mercado, com presença de Produtores e destinadas a mais de 100 convidados. Podem ser para profissionais e/ou para consumidores.
Espera-se um retorno de curto e médio prazo.
Conjunto de acções desenvolvidas para conquistar visibilidade de prateleira para os Vinhos de Portugal. São um conjunto diversificado de incentivos em lojas de vinhos, supermercados e restaurantes, que visam estimular a procura dos nossos vinhos. Espera-se um retorno de curto e médio prazo.