Promoção

Promoção Nacional e Internacional

No período até 2023, a ViniPortugal vai continuar a apostar na transmissão da mensagem que os “Vinhos de Portugal” continuam genuínos e de forte carácter português.

Sendo fiéis a um património de mais de

250 castas autóctones, os vinhos portugueses são capazes de proporcionar uma experiência única, pelo

modo como tiram partido da diversidade de terroirs e castas portuguesas, quer pelas técnicas e pessoas

que os elaboram. Na sua diversidade, são versáteis e gastronómicos. Na sua qualidade rivalizam com os

melhores do mundo.

A marca “Wines of Portugal” continuará presente de forma consistente em 4 continentes e 21 mercados prioritários. Com um investimento para 2022 de 8.3 milhões de euros, serão realizadas 114 acções anuais de promoção dos vinhos portugueses, com participação directa dos produtores nacionais. Os EUA, Brasil, Canadá e China serão a maior aposta na promoção dos Vinhos Portugueses, com 51% do orçamento alocado a estes quatro países. Os eventos para profissionais e

embora perdendo peso nos mercados onde a distribuição é já alargada e/ou mercados com reconhecimento já por parte dos consumidores.

Hoje a reputação internacional dos vinhos Portugueses é inquestionável. As exportações de vinho português demonstram também este dinamismo do sector. Em 2020 as exportações de todos os tipos de vinho Portugueses cresceram 3,25%.

É reconhecido que há ainda muito a fazer para reforçar a notoriedade e o valor da marca Wines of Portugal, mas os resultados atestam que o sector está no bom caminho e que o futuro é promissor.

Saiba mais sobre a Estratégia da Marca Wines of Portugal

PORQUE É DE DIFERENÇA QUE SE TRATA, QUANDO SE FALA DE VINHOS PORTUGUESES

Plano estratégico

21

Mercados Estratégicos

64

milhões de investimento para a promoção dos Vinhos de Portugal em 2022

+110

+110 acções de marketing desenvolvidas anualmente

Ações

A acção da ViniPortugal nos 21 mercados prioritários será sustentada através de implementação de um

conjunto de acções repartidas por 4 grandes rubricas – Eventos, Educação, Promoção e Comunicação e dividida por 2 grandes Eixos: Acções Colectivas, com a presença de produtores e Acções Genéricas, sem a presença directa dos produtores.

O conjunto de acções a implementar por mercado é definido de acordo com a fase de maturidade do mesmo para a Marca Wines of Portugal, medida em termos da apetência para o consumo, notoriedade e penetração do vinho Português.

De acordo com a fase de maturidade do mercado aplicar-se-á acções de mais “push” ou mais “pull” de acordo com a estratégia definida para cada mercado.

Educação/Formação

Conjunto de acções que visam aumentar o conhecimento sobre os Vinhos de Portugal para um máximo de 30 profissionais. Não requerem a deslocação dos produtores e podem decorrer no mercado ou em Portugal. Espera-se um retorno de médio e longo prazo.

Promoção

Conjunto de acções desenvolvidas para conquistar visibilidade de prateleira para os Vinhos de Portugal. São um conjunto diversificado de incentivos em lojas de vinhos, supermercados e restaurantes, que visam estimular a procura dos nossos vinhos. Espera-se um retorno de curto e médio prazo.

Comunicação

Conjunto de meios que possibilitam a visibilidade e comunicação da marca

“Vinhos de Portugal”. Dando suporte à estratégia definida para cada mercado e deles espera-se um retorno de curto e médio prazo.

Eventos

Conjuntos de acções de alto impacto para o mercado, com presença de Produtores e destinadas a mais de 100 convidados. Podem ser para profissionais e/ou para consumidores.

Espera-se um retorno de curto e médio prazo.

Pressione ENTER para pesquisar ou ESC para fechar
Cookies