Sobre a Marca Wines of Portugal
A marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal é uma marca colectiva e instrumento de comunicação dos vinhos portugueses pelo mundo. Num exercício colectivo liderado pelo IVV, Instituto da Vinha e do Vinho.
Os trabalhos para a criação da marca Vinhos de Portugal tiveram início em 2008 tendo culminado, com sucesso, em 2010, e tendo como objectivo promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais. Desenvolver e executar estratégias e planos de mercado tão inovadores e relevantes, que posicionem Portugal como o próximo "hot spot" da cena internacional de vinhos a 3 anos. Focar esforços em 14 mercados estratégicos.
14 mercados estratégicos.
OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DE MARCA
Incrementar a notoriedade da marca Wines of Portugal.
Desenvolver o posicionamento distintivo da marca Wines of Portugal
com base na mestria de criação de vinhos de lote, na diversidade de castas autóctones, dos terroirs e regiões, como forma de credibilizar a oferta.
Afirmar Portugal como o hot spot internacional do sector do vinho.
AMBIÇÃO DA MARCA
Alcançar os 1.200.000 de euros na exportação até 2030.
Reaching the 1.200.000 euros in exports by 2030.
Assentar este crescimento no aumento do preço médio.
Atingir o patamar da Nova Zelândia na criação da notoriedade da marca País.
OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DE MERCADO
1º Alargar significativamente a distribuição dos vinhos portugueses (sell-in) e contribuir para a rotação da categoria Portugal (sell-out), através de:
1º Alargar significativamente a distribuição dos vinhos portugueses (sell-in) e contribuir para a rotação da categoria Portugal (sell-out), através de:
Suporte Educacional à rede de importadores e distribuidores de vinhos portugueses
Activação de acções de consumidor
Estabelecendo uma ligação estreita com a rede de importadores e distribuidores locais e parcerias estratégicas com eventos já estabelecidos
Extensão progressiva da rede de embaixadores da marca Wines of Portugal
Manutenção de uma estratégia mista de forte pendor push
i.e. favorecimento de activações direccionadas para profissionais, e com isto tentar levar os vinhos até ao consumidor, em detrimento de acções directas sobre o consumidor
2º Apostar na diversificação de mercados, garantindo investimentos mínimos, mas adequados, por mercado, que permitam que a activação da marca Wines of Portugal tenha impacto. Reforço da actuação na Europa, manutenção da aposta na América do Norte e nos mercados de elevada quota de mercado e explorar estrategicamente mercados de elevado potencial no continente Asiático:
3º Dotar os Produtores de informação sobre os mercados e os consumidores.A estratégia para a Wines of Portugal passa por posicionar a marca e o sector de vinhos português com uma proposta de valor distintiva, dirigida a segmentos específicos de consumidores de vinho, que valorizem o produto e estejam dispostos a pagar um preço premium pela diferença, com uma comunicação mais direccionada e próxima, com uma oferta de produto a preços competitivos mas em price points crescentemente superiores, privilegiando canais de distribuição onde a diferença seja valorizada (lojas da especialidade, garrafeiras, pequenas cadeias de
supermercados com posicionamento premium, restaurantes, bares, clubes de vinho, etc). Complementarmente esta estratégia deverá conviver com acções que permitam um rápido aumento da distribuição, espaço de prateleira e visibilidade a nível regional, particularmente junto de cadeias regionais, e a exploração oportunista de canais de distribuição nacionais de massas onde surja a oportunidade e interesse de realizar promoções de vinhos portugueses para apoio à distribuição de produtores com capacidade de seguir uma estratégia de volume.
3º Dotar os Produtores de informação sobre os mercados e os consumidores.A estratégia para a Wines of Portugal passa por posicionar a marca e o sector de vinhos português com uma proposta de valor distintiva, dirigida a segmentos específicos de consumidores de vinho, que valorizem o produto e estejam dispostos a pagar um preço premium pela diferença, com uma comunicação mais direccionada e próxima, com uma oferta de produto a preços competitivos mas em price points crescentemente superiores, privilegiando canais de distribuição onde a diferença seja valorizada (lojas da especialidade, garrafeiras, pequenas cadeias de supermercados com posicionamento premium, restaurantes, bares, clubes de vinho, etc). Complementarmente esta estratégia deverá conviver com acções que permitam um rápido aumento da distribuição, espaço de prateleira e visibilidade a nível regional, particularmente junto de cadeias regionais, e a exploração oportunista de canais de distribuição nacionais de massas onde surja a oportunidade e interesse de realizar promoções de vinhos portugueses para apoio à distribuição de produtores com capacidade de seguir uma estratégia de volume.
Colectivas
Com Produtores
+Push
Eventos
- Provas Anuais
- Roadshows
- Feiras Internacionais
- FID/Comitivas de Compradores
Educação/Formação
- Formação de produtores sobre o mercado
+Pull
Eventos
- Eventos e Feiras de Consumidores
- Parceiras com Revistas da Especialidade na organização de eventos B2C
- Festivais, Festas e Eventos de Solidariedade Social
Genéricas
Genéricas
+Push
Educação/Formação
- Academia Vinhos de Portugal
- Formação de Forças de Vendas
- Participação em Conferências
- Parceiras c/Associações de Sommeliers
- PPP-Almoços Harmonizados
- Visitas inversas de Sommeliers
- Visitas Inversas de Jornalistas
Comunicação
- PR e Assessoria de imprensa
+Pull
Educação/Formação
- Acções com Clubes de Vinhos
- Visitas Inversas de Jornalistas de Lifesytle
Promoção
- Promoção na Restauração
- Promoção nos Monopólios
- Promoção nos canais on-line
Comunicação
- Publicidade em meios de referência
- Redes Sociais de activação local
- Manutenção do Website WPT
- PR e Assessoria de imprensa
- TV/Rádio/Podcast