Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2017

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INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Estratégia Marca Wines of Portugal

A marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal é uma marca colectiva e instrumento de comunicação dos vinhos portugueses pelo mundo. Num exercício colectivo liderado pelo IVV, Instituto da Vinha e do Vinho os trabalhos para a criação da marca Vinhos de Portugal tiveram início em 2008 tendo culminado, com sucesso em 2010, e tendo como objectivo promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais.

Desenvolver e executar estratégias e planos de mercado tão inovadores e relevantes, que posicionem Portugal como o próximo "hot spot" da cena internacional de vinhos a 3 anos. Focar esforços em 10 mercados estratégicos.


OBJECTIVOS DE MARCA


POSICIONAMENTO DA MARCA

Vinhos com autenticidade e tradição - forte ligação às regiões, à sua cultura e às suas gentes – Vinhos de Terroir:

  • Forte ligação ao saber de autor e arte na criação de vinhos de lote (Blend)
  • Vinhos Distintos, resultantes do vasto património de castas autóctones (Castas)
  • Elevada diversidade da oferta resultado do carácter diverso das suas regiões (Regiões)

Dando origem a...

Vinhos que surpreendem, pela diversidade de oferta, a um preço Premium,

criando uma marca Portugal forte, com ligação emocional com o consumidor.

AMBIÇÃO DA MARCA

  • Alcançar os 1.000.000 de euros na exportação até 2022.
  • Assentar este crescimento no aumento do preço médio.
  • Atingir o patamar da Nova Zelândia na criação da notoriedade da marca País.

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DE MARCA

  • Incrementar a notoriedade da marca Wines of Portugal.
  • Desenvolver o posicionamento distintivo da marca Wines of Portugal com base na mestria de criação de vinhos de lote, na diversidade de castas autóctones, dos terroirs e regiões, como forma de credibilizar a oferta.
  • Afirmar Portugal como o hot spot internacional do sector do vinho.

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS DE MERCADO

A - Alargar significativamente a distribuição dos vinhos portugueses (sell-in) e contribuir para a rotação da categoria Portugal (sell-out), através de:

  • Manutenção de uma estratégia mista de forte pendor push, i.e. favorecimento de activações direccionadas para profissionais, e com isto tentar levar os vinhos até ao consumidor, em detrimento de acções directas sobre o consumidor:

“PUSH”

“PULL”

PAÍSES

70%-50%

30%-50%

EUA, Canadá, Brasil, Angola

Europa (Alemanha, RU, Suíça, Noruega e Suécia)

100%-80%

0%-20%

Ásia e novos mercados na Europa (Polónia, Rússia, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Dinamarca)

  • Suporte Educacional à rede de importadores e distribuidores de vinhos portugueses;
  • Activação de acções de consumidor em estreita ligação com a rede de importadores e distribuidores locais e parcerias estratégicas com eventos já estabelecidos;
  • Extensão progressiva da rede de embaixadores da marca Wines of Portugal

B - Apostar na diversificação de mercados, garantindo investimentos mínimos, mas adequados, por mercado, que permitam que a activação da marca Wines of Portugal tenha impacto. Reforço da actuação na Europa, manutenção da aposta na América do Norte e nos mercados de elevada quota de mercado e explorar estrategicamente mercados de elevado potencial no continente Asiático:

Regiões do Globo

Mercados actuais

Novos mercados (*)

América do Norte

EUA e Canadá

-

América Central e Sul

Brasil

México

África

Angola

-

Ásia

China, Hong, Kong, Macau

Japão e Coreia do Sul

Taiwan

Europa Central e Ocidental

Alemanha, RU e Suíça

Holanda, Bélgica e Luxemburgo

Europa Norte e Leste

Noruega, Suécia, Polónia e Rússia

Dinamarca

De forma a responder a este crescimento do número de mercados, mas sem abandonar uma preocupação de concentração, será garantido um investimento anual nos 4 principais mercados, assinalados, igual ou superior a 60% do investimento total de promoção.

C - Dotar os Agentes Económicos de informação sobre os mercados e os consumidores.

ESTRATÉGIA

A estratégia para a Wines of Portugal passa por posicionar a marca e o sector de vinhos português com uma proposta de valor distintiva, dirigida a segmentos específicos de consumidores de vinho, que valorizem o produto e estejam dispostos a pagar um preço premium pela diferença, com uma comunicação mais direcionada e próxima, com uma oferta de produto a preços competitivos mas em price points crescentemente superiores, privilegiando canais de distribuição onde a diferença seja valorizada (lojas da especialidade, garrafeiras, pequenas cadeias de supermercados com posicionamento premium, restaurantes, bares, clubes de vinho, etc).

Complementarmente esta estratégia deverá conviver com acções que permitam um rápido aumento da distribuição, espaço de prateleira e visibilidade a nível regional, particularmente junto de cadeias regionais, e a exploração oportunista de canais de distribuição nacionais de massas onde surja a oportunidade e interesse de realizar promoções de vinhos portugueses para apoio à distribuição de produtores com capacidade de seguir uma estratégia de volume.

TIPOLOGIAS DE ACÇÕES

 

 

 + PUSH

 +PULL

Colectivas   - Com  AEs

EVENTOS

EVENTOS

- Provas Anuais

- Eventos e Feiras de Consumidores.

- Portuguese Wine Day

- Parcerias com Revistas da Especialidade na organização de eventos B2C

- Roadshows

- Festivais, Festas e Eventos de Solidariedade Social

- Feiras Internacionais

 

- FID - Find Importer Day

 

- Comitivas de Compradores

 

EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO

 

 - Formação de AEs sobre o mercado

 

Genéricas -  Sem AEs

   

EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO

EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO

- Academia Vinhos de Portugal

- Acções com Clubes de Vinhos

- Formação de Forças de Vendas

- Visitas inversas de Jornalistas de Lifestyle

- Participação em Conferencias

 

- Parcerias c/ Associações de Sommeliers

 

- PPP - Almoços Harmonizados

PROMOÇÃO

- Visitas inversas de Sommeliers

 - Promoção na Restauração

- Visitas inversas de Jornalistas

 - Promoção nos Monopólios

 

 - Promoção nos canais on-line

   

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

 - PR e Assessoria de imprensa

- Publicidade em meios dse referencia

 

- Redes Sociais de activação local

 

- Manutenção do Website WPT

 

- PR  e Assessoria de imprensa

 
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