O SECTOR DO VINHO

O sector vitivinícola nacional, como na generalidade dos países europeus, é constituído por 2 grandes grupos de interesses distintos, que se complementam, comummente designados por Produção e o Comércio.
Esta dualidade reflecte-se na organização da VINIPORTUGAL que se constituiu como Interprofissional do Vinho de Portugal, estando aqueles 2 ramos, Produção e Comércio, representados em regime de paridade de votos.
Sendo Missão da VINIPORTUGAL promover a imagem de PORTUGAL enquanto produtor de vinhos de excelência na implementação do seu Plano Anual de Marketing a VINIPORTUGAL relaciona-se com os Agentes Económicos que apostam na internacionalização da sua empresas ou nas exportações dos seus produtos.
Em 2017 das 97 acções de promoção realizadas, 64 envolveram directamente 377 agentes económicos.
Em média, cada empresa participou em 5,2 acções (5,4 em 2016). Noutra perspectiva verificou-se que cada evento contou com a participação média de 30,8 empresas (24,0 em 2016).
2017 |
Participação em acções pagas |
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Nº AE que participaram |
377 |
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Nº de acções com AE |
64 |
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Total participações |
1 972 |
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Média de participações por AE |
5,2 |
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Média de AE presentes por evento |
30,8 |
O gráfico abaixo mostra a distribuição das participações das empresas nos eventos de 2017, verificando-se que numa dos extremos se encontra 1 empresa que assegurou 50 participações, enquanto no outro extremo se encontram 115 empresas com uma única participação, muito provavelmente numa das 2 grandes feiras internacionais, PROWEIN e VINEXPO.