Quem Somos
A ViniPortugal é a Organização Interprofissional do Vinho de Portugal, reconhecida por Despacho do Ministério da Agricultura, sendo a entidade gestora da Marca Wines of Portugal.
Fundada em 1996 enquanto associação privada sem fins lucrativos, agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ACIBEV e ANCEVE), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às Denominações de Origem (ANDOVI).
Através da ViniPortugal, a marca Wines of Portugal está presente de forma consistente em 4 continentes e 21 mercados estratégicos. Com um investimento anual entre 6 e 7 milhões de euros, realiza anualmente mais de 100 acções de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo mais de 370 agentes económicos nacionais.
25 ANOS A PROMOVER OS VINHOS PORTUGUESES
Direcção
A Direcção da ViniPortugal, eleita em Maio de 2020, para o triénio 2020/2023, é composta por três membros, Frederico Falcão, João Gomes da Silva e Jorge Basto Gonçalves.
PERFIL DO PRESIDENTE
Frederico Falcão - Presidente
Frederico Falcão é licenciado em Engenharia Agrícola e tem uma pós-graduação em Enologia. Iniciou a sua actividade profissional no Esporão, tendo depois sido Director do Departamento de Vitivinicultura e Olivicultura da Companhia das Lezírias, sendo também Enólogo consultor em outros projetos. Foi ainda Vogal da Direcção da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Vinha e do Vinho, de 2012 a 2018. Mais recentemente foi Administrador/CEO do Grupo Bacalhôa e é Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Enologia. Assume a 27 de Maio de 2020 a Presidência da ViniPortugal.
João Gomes da Silva
Representação do Comércio - Vice-Presidente

Jorge Basto Gonçalves
Representação da Produção - Vice-Presidente

INSTRUMENTOS DE GESTÃO
A VINIPORTUGAL rege-se pelos seguintes instrumentos de gestão:
- O Plano Estratégico Institucional, que abrange um período de 3 anos, estando em vigor o Plano para o triénio 2017/2020.
- O Plano de Marketing e Promoção da Marca Vinhos de Portugal, que igualmente abrange um período de 3 anos, cobrindo a actual versão o mesmo período.
- O Plano Operacional Anual composto pelo Plano de Actividades, Plano de Marketing e Orçamento.
PDF, 300 KB
PDF, 81,1 KB
PDF, 71 KB