Estudos IVV - ViniPortugal

Leia aqui estudo sobre o Espumante

FÓRUM ANUAL VINHOS DE PORTUGAL 2018

Consulte a Agenda Vinhos de Portugal 2018

INFORMAÇÃO AO SECTOR IVV / VINIPORTUGAL

Conheça aqui os Resultados!

Detalhes Notícia

Inscrições abertas para o Concurso Vinhos de Portugal até 18 de Abril

Press Release ViniPortugal  - Portugal 18-04-2019

Após as duas primeiras fases de inscrição, os produtores nacionais têm, até dia 18 de Abril, uma última oportunidade para colocar à prova os seus vinhos no Concurso Vinhos de Portugal. As inscrições podem ser feitas no site http://concursovinhosdeportugal.pt/

A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá de 6 a 8 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 9 e 10 de Maio, no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Gala de Entrega de Prémios, no dia 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.

Este ano a ViniPortugal volta a apostar num painel de jurados nacionais e internacionais de renome. O Grande Júri será presidido por Luís Lopes e contará com Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, Thomas Vartelaus, redactor-chefe da Revista Vinum, proveniente da Suíça, e Bento Amaral, de Portugal.

Em 2018 foram a concurso 1307 vinhos, de 372 produtores, que arrecadaram 301 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 73 Ouros e 192 Pratas.


ViniPortugal promove masterclasses para jurados internacionais durante o Concurso Vinhos de Portugal

Para além da avaliação dos vinhos durante a 1.ª fase do concurso, os jurados internacionais vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre a realidade vitivinícola nacional. Para isso, a ViniPortugal vai promover um conjunto de masterclasses, dirigidas a profissionais, que terão lugar em Santarém, após as provas no CNEMA. Perceber as características de cada casta e o seu papel nos blends clássicos das principais regiões vitivinícolas é o objectivo central destes seminários.

No dia 6 de Maio vai realizar-se a sessão “Vinhos Brancos (Varietais e Blends)”, que proporcionará uma viagem pelas principais variedades brancas de Portugal, desde as mais representativas a nível nacional, como Fernão Pires ou Arinto, até às de maior expressão regional, como Loureiro, Alvarinho, Viosinho, Encruzado ou Antão Vaz.

No dia seguinte é a vez dos Vinhos Tintos serem o tema central da sessão. Serão abordadas castas mais representativas a nível nacional, como Aragonez/Tinta Roriz ou Touriga Nacional, até às de maior expressão regional, como Baga, Castelão, Touriga Franca, Trincadeira, Alicante Bouschet, Rufete ou Ramisco.

A última masterclass será dedicada ao tema “Vinhas Velhas: Um Património Notável”, no dia 8 de Maio. Nesta sessão os convidados serão levados a conhecer a importância das vinhas velhas como um dos principais factores diferenciadores dos vinhos portugueses. A complexidade do field blend, a baixa produção por hectare e a resiliência destas vinhas, várias delas centenárias, conduzem a vinhos de enorme qualidade e singularidade.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.

 

Website Security Test